Sergio Massa lidera e disputará 2° turno contra Javier Milei na Argentina

Atualizado em 22 de outubro de 2023 às 22:38
Sergio Massa e Javier Milei, candidatos à presidência da Argentina. Foto: Reprodução

Com 89% das urnas apuradas, os candidatos Sergio Massa e Javier Milei vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais na Argentina. Massa recebeu 36,2% dos votos válidos (8,5 milhões), enquanto Milei conquistou 30,2% (7,1 milhões). A ex-Ministra da Segurança do país, Patricia Bullrich, ficou em terceiro lugar e não tem mais chances de alcançar a quantidade de votos de Milei.

A disputa no país foi acirrada e o candidato ultraliberal Milei liderou as pesquisas eleitorais antes do primeiro turno. A coligação de Sergio Massa, Union por la Patria, havia ficado em terceiro lugar nas eleições primárias, realizadas em agosto. O candidato peronista teve uma arrancada nos últimos meses e conseguiu terminar o primeiro turno como o mais votado.

As eleições argentinas registraram a maior abstenção em eleições presidenciais desde 1983, quando houve a redemocratização no país. Apenas 74% dos que podiam voltar foram às urnas.

O segundo turno será realizado no dia 19 de novembro. O presidente eleito tomará posse de seu mandato em 10 de dezembro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link