“Seria ótimo usar talento de criar fake news para salvar vidas”, diz ministro da Defesa

Atualizado em 10 de maio de 2024 às 17:36
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Foto: Pedro Ladeira

O ministro da Defesa, José Múcio, desembarcou no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10) junto com os comandantes das Forças Armadas, em meio a esforços contínuos para lidar com as devastadoras cheias que atingiram o estado.

Múcio expressou o desejo de que os criadores de notícias falsas pudessem usar seu talento para auxiliar nos resgates de vidas. “Seria ótimo que usassem o talento que têm de criar fake news para nos ajudarem a salvar vidas”, afirmou o ministro.

As Forças Armadas têm enfrentado desafios decorrentes de informações falsas que prejudicam o trabalho de resgate. Segundo Múcio e os comandantes militares, as mentiras disseminadas sobre a atuação das tropas têm atrapalhado as operações de salvamento.

Forças Armadas durante a tragédia do RS. Foto: Divulgação

Esta é a quarta vez que o ministro visita o Rio Grande do Sul desde que as chuvas se intensificaram. Ele esteve no estado nos dias 29 e 30 de abril, retornando com o presidente Lula no último domingo (6), e agora voltou para monitorar pessoalmente as operações.

No total, 14 mil militares estão mobilizados para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas e desabrigadas. Desses, aproximadamente 3.500 estão dedicados à busca direta das vítimas, enquanto os outros 11.500 estão envolvidos em atividades de apoio às operações de resgate.

Segundo as autoridades gaúchas, o desastre já resultou na morte de 116 pessoas. De acordo com a Defesa Civil do estado, as tempestades e enchentes que ocorrem desde o fim de abril deixaram 756 feridos e 143 desaparecidos. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 437 foram afetados.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link