Servidores federais anunciam greve; Saiba quando

Atualizado em 17 de janeiro de 2022 às 20:45
Imagem com a faixa greve
Foto: Reprodução

Servidores de mais de 40 categorias do governo federal anunciaram que irão paralisar as atividades. Eles prometem ir às ruas para conseguir o reajuste salarial e reestruturação de carreiras para os funcionários.

O anúncio foi feito às vésperas do prazo final para o sancionamento do orçamento deste ano. Um dos itens mais questionados é a previsão de aumento de R$ 1,7 bilhão de aumento para o funcionalismo público. No entanto, Bolsonaro (PL) vem sendo pressionado pelo Ministério da Economia a recusar o pedido de aumento feito pelos servidores.

A adesão é de cerca de 50% e o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) e o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) afirmaram em nota que nenhuma proposta concreta de reajuste foi feita pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Leia mais: 

1 – VÍDEO: Mulher de Jefferson pede transferência ‘urgente’ do marido a hospital: “Corre risco”

2 – Advogada de Flávio Bolsonaro realiza festa e exige passaporte vacinal; senador confirma presença

3 – 81% dos brasileiros são a favor do passaporte da vacina, diz Datafolha

Bolsonaro também prometeu aumento para Policiais Federais

Promessa antiga de campanha, Bolsonaro anunciou que faria o aumento salarial dos Policiais Federais, que é uma das bases de apoio do presidente. No entanto, servidores de outras categorias passaram a reivindicar o reajuste para as respectivas áreas de atuação de cada um.

Na semana passada, as informações eram de que o presidente quer discutir com o Congresso o reajuste de policiais. O reajuste salarial para a PF, PRF e outras categorias ligadas à área de segurança representariam aumento real na renda dos funcionários. Em dez anos, policiais federais tiveram um aumento no poder de compra de 10%, enquanto o de outras categorias encolheu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.