Sigilo de 100 anos: Governo Lula libera dados de visitas de filhos de Bolsonaro ao Planalto

Atualizado em 14 de março de 2023 às 18:45
Jair Bolsonaro com os filhos Flávio, Eduardo e Carlos. Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberou os dados de acesso dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto. Ao todo, foram registradas 667 entradas no prédio.

Os dados foram obtidos pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI) após a Controladoria-Geral da União (CGU) derrubar o sigilo de 100 anos imposto sobre as informações relacionadas a gestão anterior.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) foi quem mais visitou o pai durante os quatro anos de governo, com 301 registros de entrada. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) foi ao Planalto por 166 vezes, seguido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), com 146 visitas. O filho mais novo, Jair Renan, entrou no Planalto por 58 vezes.

Todos os filhos do ex-presidente possuíam um crachá de acesso ao prédio. Os documentos perderam a validade no último dia de governo de Bolsonaro, em 31 de dezembro do ano passado.

Após a vitória de Bolsonaro na eleição de 2018, Flávio foi o primeiro filho a entrar no local, marcando presença já no dia 3 de janeiro de 2019. Carlos veio no dia seguinte e passou o dia no Planalto. Eduardo só visitou o local pela primeira vez no dia 18 de janeiro.

Enquanto isso, Jair Renan, o único entre os quatro irmãos a não ocupar nenhum cargo eletivo, só foi ao Planalto em abril de 2019.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link