Após a marca de chocolate Bis veicular uma nova campanha com a participação do youtuber e apresentador Felipe Neto, houve uma notável revolta de bolsonaristas, manifestada através da hashtag #BISnuncamais, que figurou entre os assuntos mais comentados da rede social X (ex-Twitter).
No entanto, apesar da intenção de boicote, eles involuntariamente impulsionaram as vendas do snack da Mondelez, já que muitos compraram o chocolate para criar vídeos “lacradores” manifestando seu desagrado.
Bis, patrocinadora da CCXP deste ano, buscava com sua campanha, criada pela David São Paulo, uma aproximação com o universo geek.
A comunicação, que contou com a participação de Igão e Mítico, do Podpah, não apenas envolveu a dupla jogando games enquanto desfrutavam de uma caixa de Bis, mas também incluiu Felipe Neto em um episódio patrocinado, transmitido na última terça (10).
Inesperadamente, essa manobra de marketing acabou por gerar uma onda paradoxal de atenção para a marca.
Felipe Neto celebrou o surgimento de uma hashtag concorrente, #corujaspedemBIS, que confrontou as publicações negativas, destacando a complexa e multifacetada resposta do público à campanha.
A Mondelez Brasil esclareceu em comunicado: “A Mondelez Brasil, fabricante da marca BIS, reforça que suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente à sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza.” E ainda reafirmou seu respeito à diversidade de opiniões, mantendo o foco na estratégia mercadológica original.
A campanha tem suas raízes fincadas no mundo dos jogos, com o lançamento de games arcades exclusivos para a CCXP 2023, como o 8BIS, resgatando a estética retrô dos jogos dos anos 90, e oferecendo aos jogadores a chance de ganhar ingressos para o evento através de competições no site www.bisnaccxp.com.br.
Confira algumas reações do público tentando boicotar a marca:
O brasileiro tem o paladar mais infantil do mundo, pois é o único país onde se come BIS. Se o BIS fosse lançado na Europa ele teria sua venda proibida e só seria encontrado no mercado negro devido aos inúmeros males que causa a saúde. #BisNuncaMais pic.twitter.com/AOamoZCuBS
— Lord Vinheteiro (@Vinheteiro) October 13, 2023
Lixo @BisOficial tô fora ??? #BisNuncaMais pic.twitter.com/goC4o6qWsu
— Rê-????#TeamFabi? (@RenataDerib) October 15, 2023
@Lacta @BisOficial … DECLARO DE MINHA PARTE NÃO SÓ UM BOICOTE AO BIS… E SIM CONTRA A LACTA E TODOS OS SEUS PRODUTOS … Vocês tiveram sorte de eu ter comprado esse antes da sua escolha de publicidade, porém dois já foram para o lixo! #BisNuncaMais #LactaNuncaMais #LactaNÃO pic.twitter.com/Nb8vMIyFth
— André Rebouças (@AndrRebouas3) October 13, 2023
#BisNuncaMais lugar Bis é no lixo ?? pic.twitter.com/YcLMwmIt8i
— ✠Flávio Souza✠ (@Flavio87souza) October 15, 2023
JOGANDO ESSE LIXO NO LIXO… #BisNuncaMais pic.twitter.com/iUwbdXy6BI
— Will (@Wssis) October 14, 2023
Quem lacra não lucra, vai p lixo e não comprarei mais!!! #BisNuncaMais pic.twitter.com/nQ4V9OQc0R
— Larissa Rosa ???? (@Lala_loira) October 14, 2023