Morreu após uma doença rápida e grave, segundo a imprensa italiana. Nascido em Molise e criado na Campânia, era um rosto conhecido pelas suas inúmeras aparições na televisão.
Nascido em Rotello, na província de Campobasso, em 1938, Domenico De Masi cursou o ensino médio em Caserta e formou-se em Direito pela Universidade de Perugia. Após a formatura teve sua primeira experiência no exterior, com o doutorado em Sociologia do Trabalho em Paris, sob orientação de Alain Touraine.
Era chamado de “sociólogo dos trabalhadores”.
Encontro fundamental para o crescimento de Domenico De Masi foi com o empresário Adriano Olivetti, com quem trabalhou por um curto período. Em 1970 aceitou a cátedra de sociologia na faculdade de ciências políticas da Universidade de Cagliari, onde trabalhou junto com Gustavo Zagrebelsky, Valerio Onida e Luigi Berlinguer.
Antes de chegar à “Sapienza” de Roma e tornar-se reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação, lecionou durante três anos (de 1974 a 1977) na Faculdade Federico II de Nápoles.
Era amigo de Lula. Em junho, encontrou-se com o presidente brasileiro na Itália. Domenico visitou Lula em 2019, quando ele ainda estava preso em Curitiba.
“Somos amigos de longa data. Para você ter uma ideia, o Lula estava junto comigo quando o [Oscar] Niemeyer me presenteou com aquele lindo projeto do auditório de Ravello”, disse.