“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

Atualizado em 28 de abril de 2024 às 13:41
Joe Biden, presidente dos EUA. Foto: reprodução

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para trocas de farpas entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump, enquanto manifestantes do lado de fora criticavam o apoio de Biden ao genocídio de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza.

Biden, conhecido por seus discursos humorísticos nesses eventos, aproveitou a ocasião para provocar Trump, chamando-o de imaturo e fazendo piadas sobre sua própria idade. “Sim, a idade é um problema. Eu sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, brincou Biden, 81 anos, referindo-se a Trump, 77.

Ele ainda alfinetou a falta de apoio de Trump de seu ex-vice, Mike Pence, e a ausência de um candidato a vice na próxima eleição republicana. Em resposta, Trump classificou o evento como “muito ruim” e atacou Biden, como de costume, chamando-o de “Crooked Joe” [Joe corrupto].

Donald Trump, ex-presidente dos EUA. Foto: reprodução

Além das trocas de farpas, Biden aproveitou seu discurso para negar que estivesse pedindo aos jornalistas que tomassem partido e para criticar as distrações que dominaram a política estadunidense, enfatizando a importância de focar nos assuntos sérios.

Enquanto o jantar acontecia, do lado de fora do Washington Hilton Hotel, onde o evento ocorreu, manifestantes seguravam faixas lembrando das mortes de jornalistas em Gaza e pedindo um cessar-fogo no conflito no Oriente Médio. Centenas de pessoas tentavam encorajar jornalistas a boicotar o evento anual.

O jantar, que reuniu centenas de jornalistas, políticos e celebridades, foi apresentado por Colin Jost, do programa de humor “Saturday Night Live”. O evento celebra os repórteres que cobrem a Presidência e arrecada dinheiro para bolsas de estudo, mas não contou com a presença de Trump durante seu mandato.

Os protestos contra a guerra em Gaza têm crescido nos EUA, sinalizando uma revolta crescente dentro de parte da base democrata cujos votos Biden precisa assegurar para derrotar Trump em novembro. A Associação de Correspondentes da Casa Branca, fundada em 1914, realizou seu jantar quase todos os anos desde 1921.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link