O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para trocas de farpas entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump, enquanto manifestantes do lado de fora criticavam o apoio de Biden ao genocídio de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza.
Biden, conhecido por seus discursos humorísticos nesses eventos, aproveitou a ocasião para provocar Trump, chamando-o de imaturo e fazendo piadas sobre sua própria idade. “Sim, a idade é um problema. Eu sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, brincou Biden, 81 anos, referindo-se a Trump, 77.
Ele ainda alfinetou a falta de apoio de Trump de seu ex-vice, Mike Pence, e a ausência de um candidato a vice na próxima eleição republicana. Em resposta, Trump classificou o evento como “muito ruim” e atacou Biden, como de costume, chamando-o de “Crooked Joe” [Joe corrupto].
Além das trocas de farpas, Biden aproveitou seu discurso para negar que estivesse pedindo aos jornalistas que tomassem partido e para criticar as distrações que dominaram a política estadunidense, enfatizando a importância de focar nos assuntos sérios.
Enquanto o jantar acontecia, do lado de fora do Washington Hilton Hotel, onde o evento ocorreu, manifestantes seguravam faixas lembrando das mortes de jornalistas em Gaza e pedindo um cessar-fogo no conflito no Oriente Médio. Centenas de pessoas tentavam encorajar jornalistas a boicotar o evento anual.
O jantar, que reuniu centenas de jornalistas, políticos e celebridades, foi apresentado por Colin Jost, do programa de humor “Saturday Night Live”. O evento celebra os repórteres que cobrem a Presidência e arrecada dinheiro para bolsas de estudo, mas não contou com a presença de Trump durante seu mandato.
Os protestos contra a guerra em Gaza têm crescido nos EUA, sinalizando uma revolta crescente dentro de parte da base democrata cujos votos Biden precisa assegurar para derrotar Trump em novembro. A Associação de Correspondentes da Casa Branca, fundada em 1914, realizou seu jantar quase todos os anos desde 1921.