A cidade de São Paulo deve ter metade da chuva esperada para novembro em apenas um dia, segundo meteorologistas. A previsão é de que a capital paulista registre cerca de 70mm de chuva, cerca de 50% da média aguardada para o mês inteiro.
A manhã de hoje começou com chuvas intensas e tempo fechado em diversas regiões do Brasil. O fenômeno tem sido causado pela formação de uma frente fria na costa sudeste, que tem provocado temporais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.
O tempo fechado e a chuva devem se intensificar em todo o estado de São Paulo ao longo do dia. A previsão é que a frente fria se desloque para o centro do país e espalhe a instabilidade para outras região nesta sexta.
As condições também podem causar elevação de temperaturas nas áreas litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas partes de Belo Horizonte (MG). No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a agitação do mar deve gerar ventos fortes e ondas altas por conta da baixa pressão associada à frente fria.
Algumas regiões da capital paulista sofreram com chuvas fortes na madrugada desta sexta e a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para risco de deslizamentos, alagamentos, desabamentos e outras ocorrências relacionadas a raios, ventos fortes e granizos em áreas vulneráveis.
O governo de São Paulo instalou o gabinete de crise climática nesta quinta (7) para monitorar o tempo e tentar evitar estragos. O grupo é composto por agências reguladoras do estado e as concessionárias Enel, CPFL e Sabesp.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line