O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (5) às 16h, mais pesquisas sobre as intenções de voto para as eleições municipais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Este é o primeiro levantamento realizado pelo instituto desde o início da propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, que começou na última sexta-feira.
Em São Paulo, as campanhas de Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) aguardam ansiosamente o novo levantamento. Os três candidatos estão liderando uma disputa acirrada, e as pesquisas anteriores já indicavam um embate tenso entre eles.
Entre os candidatos à frente, Ricardo Nunes conta com a maior presença no horário eleitoral gratuito, com 6 minutos e 30 segundos por bloco de 10 minutos, exibidos duas vezes por dia, às 12h e 20h30. Além disso, Nunes tem mais 27 minutos e 20 segundos distribuídos em inserções ao longo da programação das emissoras.
Guilherme Boulos dispõe de 2 minutos e 22 segundos em cada bloco, além de outros 10 minutos divididos em inserções. Já Pablo Marçal, devido à baixa representatividade de seu partido no Congresso, não tem espaço no horário eleitoral, mas se destaca com grande engajamento nas redes sociais.
Boulos continuou com 23% das intenções de voto, seguido de Marçal que passou de 21% para 22%, um salto em relação aos 14% que tinha em julho, e Nunes que também aumentou, indo de 19% para 22%. Os três candidatos estão empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
O Datafolha ouviu 1.024 eleitores na capital paulista entre terça e quarta-feira. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e encomendado pela Folha de S. Paulo e TV Globo.
Outros estados
No Rio de Janeiro, o Datafolha entrevistou 1.106 eleitores. Na pesquisa mais recente, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) passou de 56% para 59% das intenções de voto, enquanto Alexandre Ramagem (PL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro, subiu de 9% para 11%. Ainda pouco conhecido pelos cariocas, Ramagem tenta aumentar sua visibilidade ao se associar a Bolsonaro.
Em Recife, o levantamento mais recente apontou João Campos (PSB), atual prefeito, caiu de 76% para 74% das intenções de voto. Ele é seguido por Gilson Machado (PL) com 9%, Daniel Coelho (PSD), com 5%, e Dani Portela (PSOL), com 4%. O Datafolha entrevistou 910 eleitores na cidade para o novo levantamento.
Em Belo Horizonte, onde o cenário eleitoral é mais incerto, também foram feitas 910 entrevistas. Na pesquisa anterior, realizada em 22 de agosto, Mauro Tramonte (Republicanos), apoiado por Romeu Zema e Alexandre Kalil, liderava com 27% das intenções de voto e agora foi apontado como opção para 29% dos entrevistados.
O prefeito Fuad Noman (PSD) tem 14%, Bruno Engler (PL), 13%, e Duda Salabert (PDT) tem 12%. Eles estão tecnicamente empatados pela margem de erro de três pontos percentuais.