SP tem alerta de chuvas intensas nesta semana; veja regiões afetadas

Atualizado em 6 de novembro de 2024 às 16:58
Mulher em São Paulo enfrenta chuva e alagamento. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os moradores do estado de São Paulo devem enfrentar um período de chuvas fortes entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8), com acumulados que variam de alto a muito alto em diversas regiões. A Defesa Civil emitiu alerta para as condições meteorológicas, e o governo paulista irá instalar um gabinete de crise, a partir das 8h de quinta-feira, para monitorar a situação e garantir uma resposta eficiente em caso de emergência.

As áreas mais afetadas serão Marília e Presidente Prudente, que devem registrar níveis elevados de precipitação. A capital paulista e a região metropolitana, incluindo o Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, enfrentam riscos de chuvas muito fortes.

A Defesa Civil destaca que as regiões de Bauru e Araraquara são as mais críticas, com atenção redobrada devido à intensidade das chuvas previstas.

O fenômeno ocorre por causa da passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, que carrega fortes pancadas de chuva, rajadas de vento, raios e até mesmo a possibilidade de granizo. Com esse cenário se aproximando, as agências reguladoras do estado, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão representantes no gabinete de crise, visando uma comunicação mais rápida e ações mais efetivas para garantir a segurança da população.

Árvore caída após temporal na cidade de São Paulo. Foto: reprodução

Em resposta às orientações da Defesa Civil, a população deve evitar áreas abertas, como praias e campos de futebol, além de ficar distante de objetos altos e isolados, como árvores, postes e quiosques.

Também é recomendado não ficar perto de aparelhos ligados à rede elétrica ou tomar banho durante as chuvas, pois há risco de choque elétrico. Além disso, é importante evitar áreas alagadas e não tentar atravessar enxurradas.

Em regiões de encosta, a movimentação do solo deve ser monitorada, e caso um fio energizado caia sobre um veículo, a pessoa deve permanecer dentro do carro e acionar os serviços de emergência imediatamente.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line