A partir de segunda-feira, todos os eventos que forem realizados na cidade de São Paulo vão exigir passaporte de vacina contra a covid-19 com as duas doses. O comprovante será exigido independentemente do número de pessoas no evento.
A medida foi anunciada hoje (6) no decorrer da apresentação da Covisa (Coordenadoria de Vigilância Sanitária) sobre o cenário epidemiológico na capital paulista.
Até agora o documento era exigido apenas em locais com mais de 500 pessoas. “E antes bastava a comprovação de uma dose, agora será necessária a de duas”, afirmou Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.
Leia mais:
1- IBGE apaga post sobre camarão após Bolsonaro virar alvo de zombaria
2- Documentos sigilosos vão ser avaliados por comissão do governo
3- Apresentador do SBT que desmaiou ao vivo recebe alta da UTI
Passaporte passa a ser obrigatório em eventos por causa da ômicron
A decisão foi tomada após o avanço da variante ômicron e do aumento de casos de gripe, que estão enchendo os hospitais públicos e privados.
“Estamos fazendo essa alteração em função do quadro epidemiológico que a cidade vive hoje. Enquanto existir esse quadro de ascensão da variante ômicron na cidade, vamos exigir para qualquer evento a necessidade do passaporte”, disse Aparecido.
A regra, no entanto, não vale para bares e restaurantes, e foi tomada também pelo grande número de festas que devem ser realizadas no período do carnaval.
Órgãos públicos, como fóruns do Tribunal de Justiça, Câmara Municipal e o prédio da prefeitura também exigem o comprovante para liberar a entrada das pessoas.