O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que forças de segurança multem donos de caminhões que fecharem vias do Distrito Federal. O ministro Alexandre de Moraes ordenou que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar também identifique os veículos que se deslocaram para Brasília para participar dos atos golpistas. A informação é do portal Metrópoles.
A Corte quer que os policiais apliquem multa de R$ 100 mil por hora em protestos que gerem “bloqueios, obstruções e interrupções” de vias. A decisão do Supremo diz que o movimento é ilegal e intima o governador Ibaneis Rocha (MDB), diretores e coordenadores das forças.
A determinação ocorreu após chegar ao conhecimento de ministros que 115 caminhões chegaram ao DF para reforças os atos golpistas. No documento, o STF pede “imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido”.
A decisão também solicita que as polícias impeçam “a ocupação, a obstrução ou a imposição de dificuldade ao acesso a vias e prédios públicos”.