Uma campanha enganosa tem utilizado vídeos adulterados de famosos para promover uma suposta versão do jogo para celular Subway Surfers. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais, com algumas postagens pagas, oferecendo dinheiro fácil aos usuários que aderirem ao jogo, chamado de Subway Money.
A estratégia envolve a criação de deepfakes, utilizando inteligência artificial para fazer parecer que celebridades estão endossando o jogo. Entretanto, os vídeos são falsos e visam convencer as vítimas a pagarem pelo jogo.
Para dar uma aparência de autenticidade, os vídeos apresentam demonstrações do suposto jogo, semelhante ao Subway Surfers, exibindo uma área que representa o valor a ser recebido pelo jogador – uma funcionalidade inexistente no jogo oficial.
As vítimas são incentivadas a criar contas em um site e realizar transferências via PIX para acessar o jogo. A página fraudulenta estabelece um depósito inicial de pelo menos R$ 20, com cada rodada do Subway Money custando a partir de R$ 1.
vídeo fake da anitta divulgando o subway money pic.twitter.com/2ZGU3zsKGz
— acervo (@acervoxcx) January 11, 2024
A Meta, proprietária do Instagram e do Facebook, e o TikTok afirmaram ao g1 que proíbem atividades enganosas. No entanto, vídeos promovendo o jogo falso ainda podem ser encontrados nessas plataformas.
“Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas”, disse a Meta.
A empresa também recomendou que os usuários “denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos”.
O TikTok, por sua vez, informou que “esses conteúdos são removidos da plataforma” quando identificados. A plataforma ainda ressaltou que não permite “a promoção de jogos de azar, ou tentativas de fraudar ou enganar membros de nossa comunidade”.
Segundo o g1, mais de 700 vídeos patrocinados foram impulsionados com o termo “Subway Money” nas redes sociais da Meta.
O Subway Surfers é um dos mais bem-sucedidos jogos “endless runner” (corredor infinito, em tradução livre). No jogo, o personagem é um “surfista de trem” que precisa fugir de um segurança do metrô, desviar de obstáculos e coletar alguns itens, como moedas.
As moedas são fictícia e não viram dinheiro de verdade. Elas servem apenas para adquirir equipamentos, trajes e outros personagens dentro do jogo.