Na última quinta-feira (27), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversaram por telefone a respeito da divulgação de informações sobre uma suposta negociação do governo de São Paulo com a empresa ucraniana Antonov.
Uma reportagem da CNN Brasil afirmou que a Antonov deixou de investir US$ 50 bilhões no Brasil devido a falas do presidente petista a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia. No entanto, a empresa desmentiu a informação.
A CNN Brasil também publicou uma reportagem em que a secretaria de Negócios Internacionais, comandada por Lucas Ferraz, afirma ter recebido representantes da Antonov para tratar do tema. A empresa, novamente, soltou nova nota em que diz não ter representantes no Brasil.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o Palácio dos Bandeirantes avalia que há forte suspeita de que os supostos funcionários da empresa não são da Antonov e que o governo caiu em uma espécie de armadilha.
Auxiliares disseram que o caso deixou Ferraz “queimado”. A gestão Tarcísio discute demitir o secretário de Negócios Internacionais, uma vez que, o “episodio desastroso” criou uma crise com o governo federal.