O governador eleito por São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem como desejo a presença do atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, em sua nova equipe. Ele iria assumir o cargo de Secretário da Fazenda, em São Paulo.
De acordo com informações do Globo, Tarcísio chegou a mencionar o tema para Guedes. O ministro da economia, por sua vez, teria respondido que ainda está refletindo o que fará a partir de 31 de dezembro. A pedido de Tarcísio, o coordenador da transição Guilherme Afif Domingos, foi demandado para tentar convencer Guedes.
Vale destacar que Afif e Guedes são próximos. Os dois são amigos há décadas e trabalharam juntos no Ministério da Economia. No entanto, uma das pessoas que falou com Guedes afirmou que hoje “ainda é pouco provável” que o ministro tope o desafio.
O governador Tarcísio de Freitas, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou sua equipe de transição no final de novembro. Uma supersecretaria que engloba Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes foi estabelecida pelo governador eleito. Ele justificou que os assuntos têm “sinergia”.
Guedes, por sua vez, tem dado chiliques sobre seu trabalho e ameaçado ir embora do país no início do governo Lula. “Vou deixar isso aqui e quem vai ficar com o problema são vocês”, afirmou o ministro a interlocutores. Segundo a coluna de Bela Megale, do Globo, Guedes tem se irritado por acreditar que não está tendo o “reconhecimento que merece” como ministro da Economia ao dizer que teria “consertado” erros dos governos de gestões petistas e feito ameaça
Aliados próximos do ministro, no entanto, avaliam que, Guedes tende a permanecer no Brasil, apesar das conversas mais tensas. O ministro afirmou que, depois de deixar o governo, quer “sossego” e “cicatrizar as feridas”. Ele também disse que o governo eleito precisa “trabalhar”.