O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou nesta terça-feira (8) o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que prevê aulas de educação climática na rede pública estadual. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O projeto, de autoria do deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL), afirmava que o contéudo deveria abordar temas como aquecimento global, mudanças climáticas, biodiversidade, poluição e seus impactos, justiça climática e racismo ambiental.
Ao vetar o projeto, Tarcísio justificou que há dois programas na Secretaria Estadual da Educação que tratam das mudanças climáticas.
“O primeiro deles, o Programa Escola Mais Segura, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e a Defesa Civil, trata, entre outros assuntos, de riscos e mudanças climáticas, desastres hidrometeorológicos e adaptação baseada em ecossistemas”, afirmou o governador de São Paulo.
O segundo é o programa Alfabetização Ambiental, feito em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, “que tem, entre seus objetivos, a promoção e o desenvolvimento de temáticas socioambientais no ensino público, alinhadas ao Currículo Paulista, e a transformação das escolas em locais de aprendizagem socioambiental”.
Este é o segundo projeto ambiental de Cortez vetado por Tarcísio. Em agosto do ano passado, o governador já havia barrado a proposta que criava o Sistema Estadual de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Climáticos (SISPIMDAC).