Temporais e risco de alagamento: veja a previsão do tempo para a semana em SP

Atualizado em 4 de novembro de 2024 às 15:06
Alagamento em rua da Zona Norte de São Paulo. Foto: Celso Luix/Futura Press/Estadão

A cidade de São Paulo começou a semana sob céu fechado e variação entre chuvas fortes e leves nesta segunda-feira (4), uma condição que deve se intensificar nos próximos dias. Segundo o Climatempo, a previsão indica dias chuvosos até quarta-feira (6), com altos volumes de água e poucas aberturas de sol, caracterizando uma semana de muita umidade na capital e em todo o estado de São Paulo.

Durante o primeiro final de semana de novembro, os termômetros oscilaram no Sudeste do Brasil, com o retorno das fortes chuvas previstas para esta semana. A combinação entre a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera e uma baixa pressão atmosférica vinda do Paraguai está intensificando o fluxo de umidade para o Brasil, aumentando o risco de temporais em São Paulo.

Nas regiões centrais do estado, as chuvas podem acumular mais de 150 milímetros em curtos períodos, o que eleva significativamente o risco de enchentes, principalmente em áreas urbanas. Em outubro, diversas áreas já registraram chuvas acima da média, e o acúmulo de precipitações pode agravar a situação, aumentando o risco de inundações e alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para diversas cidades do estado, como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara e Piracicaba.

O alerta laranja, que indica perigo, cobre grande parte do estado e destaca a possibilidade de chuvas intensas de até 100 milímetros por hora ou de 100 milímetros diários, além de ventos que podem atingir entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há riscos associados a essas condições, incluindo cortes de energia, quedas de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Rua alagada em São Paulo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para a população, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, evite-se buscar abrigo debaixo de árvores, já que há risco de queda e descargas elétricas. Também recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A previsão para a capital paulista indica que na terça-feira (5) o dia terá muitas nuvens e apenas poucas aberturas de sol pela manhã. Com o clima abafado, áreas de instabilidade deverão se formar à tarde, aumentando o potencial para pancadas de chuva que podem provocar alagamentos em pontos vulneráveis da cidade. A previsão é de temperatura mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Para quarta-feira (6), espera-se que as condições atmosféricas se mantenham semelhantes, com a entrada de uma brisa marítima que contribuirá para a formação de instabilidades, resultando em pancadas de chuva fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. O Climatempo estima mínima de 19°C e máxima de 27°C.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line