O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Igor Rocha sugeriu a morte do presidente Lula nas redes sociais. Em publicação feita em 1º de janeiro desse ano, data da posse do petista, ele compartilhou imagens de Xuxa ao lado de várias personalidades que já morreram e uma ao lado do político, e escreveu: “Ainda dá!! Bora Xuxa”.
Assessor de comunicação social da FAB, ele diz que se arrependeu do post, mas chama a sugestão da morte do petista de “opinião pessoal”. A publicação não está mais disponível em seu perfil no Twitter.
“Não tenho o que dizer sobre isso, é uma postagem antiga, é uma opinião pessoal”, afirmou o tenente-coronel em entrevista ao g1. “Isso foi um erro, a gente erra, comete besteiras. Eu não sou ninguém na fila do pão, quem sou eu para mudar alguma coisa. Isso é passado, não tem nada a ver”, alega.
O item 73 do artigo 10 do Regulamento Disciplinar da Aeronáutica (RDAER) proíbe membros da Força de “externar-se publicamente a respeito de assuntos políticos”.
O manual de conduta nas mídias sociais no âmbito do Comando da Aeronáutica, publicado em 2020 pela FAB, também deixa claro que não é permitido aos membros “solicitar votos ou se posicionar a favor ou contra um partido, candidato ou causa”.