“Tentei avisar”, diz Miguel Nicolelis sobre falhas em implante cerebral de Musk

Atualizado em 2 de junho de 2024 às 10:57
Cientista brasileiro Miguel Nicolelis. Foto: Reprodução

O primeiro paciente a receber o implante cerebral da Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, teve 85% dos fios desconectados semanas após a cirurgia.

“Nas semanas seguintes à cirurgia, vários fios se retraíram no cérebro, resultando em uma diminuição líquida no número de eletrodos efetivos. Em resposta a essa mudança, modificamos o algoritmo para ser mais sensível aos sinais da população neural. Esses refinamentos produziram uma melhoria rápida”, disse a Neuralink.

Após a divulgação da notícia, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis criticou o acontecimento nas redes sociais. “Eu tentei avisar que ia dar problema. Foi ainda mais rápido do que eu imaginava”, escreveu o especialista em neurociência e engenharia biomédica no comentário de uma publicação no Instagram.

Comentário do cientista brasileiro Miguel Nicolelis sobre o implante cerebral da Neuralink. Foto: Reprodução/Instagram

“Infelizmente, tudo que foi previsto se confirmou. Uma lástima pra este paciente. E agora, vão fazer o quê? Remover o implante e trazer junto tecido cerebral sadio? Nenhum neurocirurgião vai querer fazer isso”, disse Nicolelis em outra postagem.

Em março deste ano, em entrevista à Forbes Brasil, o cientista afirmou que Musk se inspirou em filmes de ficção científica e que suas suposições iam contra as leis da física. “Além disso, existem riscos sérios de infecção, rejeição e até mesmo do dispositivo parar de funcionar”, afirmou.

Nicolelis ainda destacou os desafios do implante, alertando que “interfaces cérebro-máquina invasivas vão contra o primeiro mandamento da Medicina: ‘tudo o que você fizer não pode colocar a pessoa em mais risco do que ela já está’”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link