Na noite de quinta-feira (2), centenas de profissionais de marketing se reuniram no Lower East Side de Manhattan, Nova York, para a apresentação anual de primavera do TikTok. Grandes marcas, incluindo L’Oréal e Victoria’s Secret, marcaram presença no evento em que a empresa chinesa disse que não vai recuar da expansão nos EUA.
A reunião aconteceu cerca de uma semana após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinar uma lei exigindo que o TikTok seja vendido pela sua empresa controladora chinesa ou enfrente uma possível proibição nos Estados Unidos. Os profissionais de marketing estavam ansiosos para ouvir a posição oficial do TikTok diante dessa situação.
Blake Chandlee, presidente de soluções de negócios globais do TikTok, abriu a noite reiterando o apoio dos anunciantes e destacando a intenção da empresa de contestar a lei, que considera inconstitucional. “Quero que saibam que não vamos recuar”, afirmou Chandlee.
Durante a apresentação, que durou aproximadamente 45 minutos, executivos da plataforma enfatizaram a importância da rede para as empresas. Sofia Hernandez, diretora global de marketing comercial do TikTok, declarou que a rede social deixou de ser “viral para se tornar vital” para as marcas. Foram apresentadas novas ferramentas para veiculação de anúncios, incluindo estratégias relacionadas a tendências e eventos como os Jogos Olímpicos em Paris.
Craig Brommers, diretor de marketing da varejista American Eagle, descreveu o TikTok como “a história mais interessante da publicidade no momento”, enfatizando sua importância para a Geração Z.
Enquanto os profissionais de marketing se reuniam, a preocupação em Washington sobre a segurança nacional contrastava com as discussões sobre estratégias de anúncios. O TikTok e sua empresa controladora, a ByteDance, estão sob escrutínio nos EUA devido a preocupações com a privacidade dos usuários e a possível influência do governo chinês.
Apesar das incertezas sobre o futuro da plataforma, o TikTok parece determinado a manter sua posição no mercado publicitário. Com 170 milhões de usuários mensais nos EUA, a empresa continua sendo uma ferramenta essencial para os profissionais de marketing.
Embora o TikTok ainda não tenha entrado com uma ação judicial para contestar a lei recentemente assinada por Biden, seus representantes expressaram otimismo durante a reunião. Michael Beckerman, chefe de políticas públicas do TikTok para as Américas, afirmou aos funcionários: “Nós vamos vencer. Estamos otimistas de que este não é o fim do processo”.