Vídeos circulando nas redes mostram estudantes do curso de Medicina da Unisa, Universidade Santo Amaro, realizando um “punhetaço” durante o Intermed, torneio esportivo das faculdades de medicina do estado de São Paulo.
Nas imagens, um bando baixa o calção até os joelhos e desfila pela quadra de futsal, simulando um ato de masturbação. O episódio ocorreu durante uma partida de vôlei feminino da competição esportiva entre universidades, realizada de 2 a 9 deste mês.
“O que o time de futsal de Medicina da Unisa fez no Intermed é nojento e mostra MUITO BEM como vem a nova geração de médicos e o quanto eu reclamava de estudar no mesmo campus com esse povo boçal e escroto! Que ódio. Não sei como as meninas jogaram enquanto aquilo acontecia”, escreveu uma mulher no X, antigo Twitter.
Ainda há dúvidas sobre a data dos vídeos. O crime de importunação sexual tem pena prevista de 1 a 5 anos de reclusão.
Matéria do Uol de 2022 mostrava que esse comportamento é tolerado e até estimulado na Unisa. Mensagens de WhatsApp divulgavam “regras de comportamento dos calouros nos torneios –os principais são o Pré-Intermed, em abril, e o Intermed, em setembro, competições esportivas entre alunos de faculdades de medicina”.
Eles ficaram pelados e bateram uma no meio do jogo também pic.twitter.com/ZhGoE0MO4u
— frajolas (@Krubniki__) September 16, 2023
“A tradição dos bixos [sic] homens na abertura é correr pelado na quadra com as outras faculdades”, diz um dos participantes.
Há um histórico de trotes violentos. Segundo o Uol, alunos recebem um manual de regras ao entrar no curso de medicina. Mulheres não podem usar acessórios ou roupas decotadas e homens devem raspar o cabelo. A padronização serve para diferenciar calouros de veteranos. Os estudantes também são proibidos de permanecer em uma praça no campus.
Os hinos da atlética possuem versos machistas como “pegar as caipiras e comê-las no canto” e quem não sabe ou não quer cantar é punido. As agressões a calouros incluem tapas, socos, cuspe no rosto, humilhações públicas e nas redes sociais.
https://twitter.com/fraudecontabil/status/1702701850347082187