“Todos os olhos em Rafah”: entenda a imagem de IA criticada por “distorcer a realidade”

Atualizado em 31 de maio de 2024 às 13:38
“Todos os olhos em Rafah”: frase virou slogan de protestos e campanhas nas redes sociais. Foto: Reuters

Nos últimos dias, uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) que mostra acampamentos de refugiados palestinos com a frase “Todos os olhos em Rafah” está sendo compartilhada em uma campanha nas redes sociais. A foto viralizou nas redes após um ataque aéreo israelense no sul de Gaza e já foi republicada por mais de 44 milhões de perfis no Instagram, mas tem gerado críticas.

Um dos motivos de crítica contra a imagem é o fato de ela não mostrar de maneira realista as vítimas dos ataques israelenses. Jornalista brasileiro-palestino e membro da FEPAL (Federação Árabe Palestina do Brasil), Kais Husein afirma que a IA “distorce muito da realidade e faz com que pareça que todo mundo é um bot compartilhando a mesma coisa”.

“O mínimo do mínimo era compartilhar imagens reais da Faixa de Gaza ou até mesmo alguma postagem textual explicando a situação para os seguidores”, avalia.

Segundo a BBC Árabe, a postagem foi criada por um perfil na Malásia e compartilhada por celebridades da Índia, Paquistão e Porto Rico. O slogan surgiu em fevereiro após uma entrevista de Richard Pepperkorn, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) nos territórios palestinos.

Na ocasião, ele criticou os ataques das forças israelenses contra o sul de Gaza e afirmou: “Todos os olhos estão voltados para Rafah”. Desde então, autoridades e ativistas têm repetido a frase em publicações nas redes sociais e em protestos.

Consultor de e-marketing e IA, Maher Nammari avalia que a principal razão para a imagem ter viralizado é ela não ter nenhum elemento violento, como sangue, pessoas reais, nomes ou cenas perturbadoras, o que poderia gerar uma restrição de sua distribuição no Instagram.

Apesar do compartilhamento em massa no Instagram, o post tem recebido críticas no X (ex-Twitter). Usuários da rede social dizem que a imagem é “vazia demais” e “tira todo o peso do fato de pessoas terem sido carbonizadas vivas”.

Veja a repercussão:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link