Toffoli libera acesso a mensagens da Vaza Jato para presidente do TCU

Atualizado em 14 de julho de 2023 às 14:26
Presidente do TCU, Bruno Dantas. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou o acesso do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, às mensagens da Vaza Jato. O magistrado determinou que a 10ª Vara Federal do Distrito Federal, responsável por guardar os arquivos, forneça o acesso integral ao conteúdo, “com a devida preservação do conteúdo dos documentos de caráter sigiloso”. A informação é da revista Veja.

Dantas havia feito a solicitação ao Supremo após ser revelado que o ex-procurador Deltan Dallagnol articulou fazer uma nota “dura” contra ele após críticas a Sergio Moro. Ele quer verificar os diálogos e afirmou: “Se forem verdadeiros, comprovam o incesto havido na Lava Jato e revelam um bando de pistoleiros de aluguel recebendo uma encomenda de assassinato de reputação”.

Segundo o pedido feito ao STF, as mensagens “revelam possíveis interações entre procuradores e magistrados com o escopo de desgastar a imagem de membro do Tribunal de Contas da União junto à mídia e à opinião pública, cujo contexto e extensão somente podem ser conhecidos com o acesso à integra das mensagens”.

Os advogados de Dantas ainda sustentaram que o pedido tem o objetivo de “resguardar seus direitos e, eventualmente, requerer diligências investigativas, nos termos do artigo 14 do Código de Processo Penal e/ou acionar cível e criminalmente os envolvidos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link