Tragédia no RS foi pautada na web pelas fake news bolsonaristas, diz estudo

Atualizado em 15 de junho de 2024 às 10:15
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: André Coelho/Folhapress

A direita bolsonarista dominou o debate nas redes sociais sobre as chuvas no Rio Grande do Sul entre 1º e 15 de maio, conforme um estudo da FGV Comunicação Rio. Esse levantamento publicado pelo jornal O Globo revelou que perfis não ligados à política institucional ou órgãos oficiais foram os mais ativos na discussão.

A análise, que abrangeu 11,2 milhões de tweets, mostrou que a direita teve quase o dobro de interações comparado à esquerda, destacando uma forte politização da tragédia.

O estudo, focado em 195.788 posts, evidenciou que a direita controlou 47% das interações, enquanto a esquerda ficou com 25,4%. Perfis de entretenimento e de fã-clubes também participaram, embora com menor relevância.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a direita politizou a tragédia para promover uma agenda específica, com 66% das interações vindas de figuras públicas e influenciadores, e apenas 22% de políticos institucionais.

Eduardo Leite e Paulo Pimenta durante tragédia no RS. Foto: reprodução

Na esquerda, 48% dos perfis eram de artistas ou influenciadores, com 28% ligados a veículos de mídia e ativistas. Políticos e figuras associadas à esquerda representaram 24% das interações, mas não lideraram o debate.

A personificação do debate envolveu nomes como o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), o ministro da Secom, Paulo Pimenta (PT), que assumiu um posto ministro de Estado da Secretaria Extraordinária de Apoio para Reconstrução do RS, e o coach Pablo Marçal (PRTB), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.

O estudo aponta que esses nomes representaram a disputa sobre quem estava fazendo mais pelo RS: o governo estadual (Leite), o federal (Pimenta) e influenciadores da sociedade civil (Marçal). A discussão, inicialmente restrita ao RS, ganhou proporções nacionais a partir de 1º de maio, polarizando politicamente o tema.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link