O Tribunal Permanente dos Povos (TPP) definiu a data da sentença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que dirá se ele teve ou não responsabilidade pelas mais de 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil. O evento acontece no dia 1º de setembro deste ano, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
O documento será lido pelo jurista italiano Luigi Ferrajoli. O líder indígena yanomami Davi Kopenawa é convidado de honra do tribunal e também participará da cerimônia.
Convites já estão sendo enviados por entidades que organizam o evento, como a Comissão Arns (Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns) e a Colizão Negra por Direitos.
O TPP é considerado uma corte de opinião com impacto simbólico e reputacional, portanto, profere vereditos sem aplicar penalidades.
Em maio deste ano ocorreu o julgamento contra Bolsonaro por crimes contra a humanidade, que durou oito horas e contou com nove testemunhas e 12 jurados de sete nacionalidades. A sessão foi realizada simultaneamente em Roma, sede internacional do tribunal, e em São Paulo.
Após a sessão, o júri se reuniu de maneira reservada e o veredito do julgamento será divulgado agora.