De acordo com duas fontes com conhecimento do assunto ao site Daily Beast, Donald Trump afirmou nos bastidores está aberto a endossar publicamente a reeleição de Bolsonaro. O ex-presidente americano poderá aparecer em um grande comício no Brasil ao lado de Bolsonaro.
LEIA MAIS:
2 – Lula diz que aborto “é um direito da mulher”
Trump e Jair
O americano quer criticar o que cada um deles considera resultados eleitorais indesejáveis. Bolsonaro, que deve perder sua reeleição no ano que vem, tem espalhado preventivamente alegações infundadas de “fraude” eleitoral, uma estratégia que lembra o golpe fracassado do ex-presidente americano no Capitólio dos Estados Unidos.
Se o americano visitar seu colega brasileiro em breve ou não (o governo dos Estados Unidos emitiu um conselho de “nível quatro” para os interessados em visitar o Brasil), as ligações entre o Bolsonaro-mundo e a ‘Trumpland’ permanecem firmemente intactas.
Eduardo, filho do presidente Bolsonaro, que atua como membro do parlamento brasileiro e foi descrito pela imprensa dos EUA como Donald Trump Jr. do Brasil, se encontrou recentemente com o ex-presidente americano, de acordo com uma postagem na conta do brasileiro no Instagram. No mês passado, o jovem Bolsonaro postou fotos dele mesmo na Trump Tower ao lado do ex-presidente. Bolsonaro, cuja filha pequena posou ao lado do ex-presidente com um boné autografado do MAGA, disse que “aproveitou a oportunidade para convidar [Trump] para vir ao nosso país quando bem entender, talvez no CPAC-Brasil”.
O americano não compareceu na versão brasileira da cúpula conservadora anual dos EUA, embora Donald Trump Jr. tenha falado na conferência por vídeo. O CPAC Brasil 2021, que foi sediado em Brasília no início deste mês, é um dos vários spin-offs estrangeiros da conferência estadual, que é organizada pela União Conservadora Americana. A ACU é liderada pelo lobista alinhado a Trump, Matt Schlapp, que também é amigo da dinastia política Bolsonaro.