Após derrota pessoal sua e do Partido Republicano na eleição de meio de mandato dos Estados Unidos –o partido não conseguiu tirar o controle sobre o Senado dos democratas e venceu na Câmara por uma margem mais apertada do que a média histórica da oposição nas eleições de meio de mandato– Donald Trump anunciou que será candidato à presidência novamente. Nesta terça (15), o ex-presidente anunciou que vai concorrer em 2024 durante em discurso na sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida.
“Há dois anos, quando deixei o cargo, os Estados Unidos estavam prontos para sua idade de ouro”, afirmou o republicano em discurso. Ele anunciou sua pré-candidatura ignorando lideranças do próprio partido, que pediam para que ele deixasse a ideia de lado depois da ampla derrota nas eleições legislativas.
Era prevista uma derrota enorme dos democratas, mas muitos candidatos apoiados por Trump não se elegeram, como Mehmet Oz e Adam Laxalt, que concorriam ao Senado, e Kari Lake, que concorria ao governo do Arizona.
Na Flórida, Ron DeSantis, rival de Trump, foi eleito por ampla margem. Os democratas também conseguiram manter maioria no Senado e vão perder o controle da Câmara com uma margem menor do que a esperada.