Trump impõe condição para não questionar as eleições nos EUA

Atualizado em 5 de novembro de 2024 às 16:06
O ex-presidente dos EUA Donald Trump ao lado de sua esposa após votar. Foto: reprodução

O ex-presidente Donald Trump votou nas eleições estadunidenses na tarde desta terça-feira (5), em Palm Beach, Flórida, acompanhado pela esposa, Melania. O empresário, que é novamente candidato, declarou à imprensa que está confiante em sua vitória e que aceitará o resultado “se for uma eleição justa”. Ele não especificou os critérios que considera para validar a “justiça” do pleito.

Trump votou em um centro recreativo próximo à sua mansão em Mar-a-Lago, e o local teve segurança reforçada pelo Serviço Secreto e patrulha aérea para garantir o perímetro de segurança.

“Não me arrependo de nada. Talvez esta tenha sido uma das melhores entre as minhas três campanhas”, afirmou o ex-presidente, destacando o engajamento de sua base de eleitores. Embora tenha declarado sua intenção de respeitar o resultado, Trump foi vago sobre suas ações em caso de derrota para a candidata democrata Kamala Harris.

Ele também evitou fazer um apelo explícito a seus apoiadores para que se abstenham de atos de violência. “Não preciso dizer isso a eles porque não são pessoas violentas”, comentou.

Donald Trump, ex-presidente dos EUA. Foto: reprodução

Os temas de imigração e inflação, considerados críticos pelos estadunidenses, também foram abordados por Trump em um tom mais moderado do que o usual. “Queremos que as pessoas venham para os Estados Unidos, sim, mas de forma legal, com fronteiras fortes. Queremos ser um país inclusivo. Essa é uma grande questão”, afirmou o republicano.

No encerramento de suas declarações, Trump reforçou seu lema “Make America Great Again” (“Faça a América boa de novo”, em tradução livre), defendendo que sua visão de país forte e próspero continua relevante.

Enquanto isso, a vice-presidente Kamala Harris, também candidata, votou por correio e usou as redes sociais para incentivar a participação dos eleitores. “Hoje, votamos por um futuro mais brilhante. Os locais de votação em todo o país estão abertos”, escreveu a candidata no X, antigo Twitter.

Kamala aproveitou a mensagem para lembrar os eleitores sobre as conquistas de sua campanha e sobre a importância da democracia. Ela também escreveu: “O dia da eleição chegou. Hoje, votamos porque amamos nosso país e acreditamos na promessa da América. Faça sua voz ser ouvida”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line