Trump tem mais de 50% dos votos de homens latinos pela primeira vez

Atualizado em 6 de novembro de 2024 às 15:27
Donald Trump durante evento com lideranças latinas na Flórida (EUA). Foto: Lynne Sladky/AP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu conquistar pela primeira vez mais da metade dos votos de homens latinos no país na eleição deste ano. Em 2020, ele teve 44% nesse segmento e o número saltou a 54% em 2024.

A campanha de Trump teve diversos ataques a imigrantes, como ameaças de deportação em massa e fechamento de fronteiras. O republicano chegou a chamar Porto Rico de “ilha flutuante de lixo” durante comício.

Latinos representam 12% do eleitorado americano e em alguns estados representam votos decisivos. Na Flórida, que abriga a terceira maior comunidade no país, com 5,7 milhões de pessoas, Trump teve 56% dos votos contra 43% de Kamala Harris.

O atual presidente do país, Joe Biden, teve o apoio de 32% desse segmento nas eleições de 2020, incluindo homens e mulheres. Na Flórida, Biden liderou por 51% a 48% há quatro anos.

Donald Trump na fronteira Estados Unidos-México em Eagle Pass, no Texas. Foto: Go Nakamura/Reuters

Há uma tendência de queda de apoio de latinos aos democratas nas últimas eleições. Em 2016, Hillary Clinton teve uma vantagem de 38% no eleitorado sobre Trump, mas o número vem diminuindo a cada disputa presidencial.

Para Chuck Todd, analista político da rede de TV americana NBC News, Trump tratou os latinos como “trabalhadores” na disputa deste ano, enquanto Kamala via o segmento “como um grupo identitário”. “Há uma espécie de coalizão da classe trabalhadora se desviando para a direita”, apontou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line