Trump usa figura de Hannibal Lecter em discurso contra imigrantes; ator reage

Atualizado em 19 de julho de 2024 às 19:30
Donald Trump e Anthony Hopkins como Hannibal Lecter. Foto: Divulgação

Durante um discurso em que foi consagrado como candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, Donald Trump fez uma citação inusitada ao lembrar de Hannibal Lecter, o psicopata canibal interpretado por Anthony Hopkins no filme “O Silêncio dos Inocentes”.

A declaração, proferida na noite de quinta-feira (18), gerou controvérsia e chamou a atenção tanto do público quanto do próprio ator britânico. Trump, que buscava destacar o que considera uma “invasão” de imigrantes nos EUA, fez uma referência ao famoso vilão cinematográfico para ilustrar seu ponto de vista sobre a segurança nacional e a criminalidade.

No discurso, o ex-presidente afirmou: “A maior invasão da história está acontecendo aqui mesmo em nosso país. Eles vêm de todos os cantos da terra, não apenas da América do Sul, mas da África, Ásia e Oriente Médio. Eles estão chegando em níveis que nunca vimos antes. É de fato uma invasão e este governo não faz absolutamente nada para os impedir.”

Trump continuou, fazendo uma comparação direta com Hannibal Lecter: “Alguém já viu ‘O Silêncio dos Inocentes’? O falecido e grande Hannibal Lecter. Ele adoraria receber você para jantar. Isso são manicômios. Eles estão esvaziando seus manicômios. E terroristas em números que nunca vimos antes.”

“Coisas ruins vão acontecer. Eles vêm das prisões. Eles estão vindo das prisões. Eles vêm de instituições mentais e manicômios. Eu, você sabe que a imprensa está sempre ligada porque eu digo isso”, afirma Trump.

Esta não foi a primeira vez que Trump usou a figura de Hannibal Lecter em seus discursos. Em maio, durante um evento em Nova Jersey, Trump também citou o personagem, chamando-o de um “homem maravilhoso” e fazendo referência ao famoso aforismo do vilão sobre convidar um amigo “para jantar”.

Na ocasião, Trump utilizou a imagem de Lecter para argumentar sobre a situação da criminalidade e imigração nos EUA. A utilização do personagem fictício por Trump gerou uma resposta imediata de Anthony Hopkins, vencedor do Oscar de Melhor Ator em 1992 pela interpretação de Hannibal Lecter.

Em uma declaração recente, o ator de 84 anos expressou seu choque e horror: “Ele faz isso? Eu não sabia. Hannibal, faz tanto tempo. Deus, foi há 30 anos. Estou chocado e horrorizado com isso”, afirmou Hopkins.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link