TSE manda apagar fake news de Carla Zambelli contra Lula

Atualizado em 26 de agosto de 2022 às 12:56
Carla Zambelli propaga fake news sobre a rainha Elizabeth
Carla Zambelli propaga fake news sobre a rainha Elizabeth

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Raul Araújo determinou, na quinta-feira (25), a remoção de publicações da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) com fake news contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação falsa compartilhada pela parlamentar e por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que há uma “fraude” no QR Code de títulos de eleitores, para favorecer o candidato petista ao Palácio do Planalto.

A postagem de Zambelli foi realizada na rede social de direita Gettr, fundada por um ex-assessor do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Como afirma a decisão de Araújo, ela publicou o vídeo de um candidato a deputado federal afirmando que o “sistema da Justiça Eleitoral estaria fazendo ‘campanha antecipada para o Lula'” e falou em “QR Code petista”.

O integrante do TSE atendeu um pedido de decisão liminar apresentado pela campanha de Lula. Na mesma ação, os advogados pedem que seja aplicada uma multa por violação de regras sobre a propaganda eleitoral, o que ainda não foi julgado.