Turbulência global: BC deve manter juro em 13,75% ao ano nesta quarta

Atualizado em 22 de março de 2023 às 8:02
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília – Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve manter a taxa básica de juros da economia estável em 13,75% ao ano, segundo a projeção de economistas do mercado financeiro. A reunião acontece nesta quarta-feira (22), segundo informações do G1. 

Esse é o maior patamar desde novembro de 2016. Se confirmada, essa será a quinta manutenção da taxa Selic nesse nível. A decisão será anunciada por volta das 18h30. Além disso, o encontro do Copom desta semana acontece em meio a tensões no sistema financeiro global.

O Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação para definir o nível dos juros. Diante disso, quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o BC pode reduzir o juro básico da economia. 

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília – Foto: Reprodução

Vale destacar que o BC já está ajustando a taxa Selic para tentar atingir a meta de inflação do próximo ano. Para 2023, a meta de inflação foi fixada em 3,25%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%. Já para 2024, a meta de inflação é de 3%. Se oscilar entre 1,5% e 4,5%, a meta será considerada realizada.

A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa de juros comece a recuar somente em novembro deste ano. A projeção, no entanto, é de que a Selic termine 2023 em 12,75% ao ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link