A Ucrânia pediu ao Brasil que prenda o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele venha ao país para participar da cúpula do G20. O evento ocorre no Rio de Janeiro no próximo mês e o mandatário do país ainda não confirmou sua presença.
“Quando uma decisão for tomada, informaremos a vocês”, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, a jornalistas nesta segunda (14). Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) em março de 2023.
O Procurador-Geral da Ucrânia, Andriy Kostin, responsável pelo pedido feito ao Brasil para prender o presidente russo, afirmou que “é importante para a comunidade internacional permanecer unida e responsabilizar Putin”. Ele ainda afirmou que o cumprimento do mandado de prisão “é uma obrigação de autoridades brasileiras”.
“Espero sinceramente que o Brasil o prenda, reafirmando seu status como uma democracia e um Estado governado pelo Estado de direito”, prosseguiu. Kostin também alegou que deixar Putin livre poderia estabelecer um precedente a outros líderes.
O governo Lula já enviou um convite a Putin para as reuniões do G20 dos dias 18 e 19 de novembro. A gestão petista ainda não recebeu uma confirmação de que o mandatário russo participará do evento.
Autoridades do governo produziram um parecer que embasa uma eventual vinda de Putin ao Brasil. O documento foi enviado à Comissão de Direito Internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) e trata de uma imunidade de jurisdição a chefes de Estado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line