Segundo relato do serviço de emergência da Ucrânia, o incêndio ocorrido nesta quarta-feira (04) na usina nuclear de Zaporizhzhia, atingiu um prédio de treinamentos. Um porta-voz da usina confirmou à agência RIA que os níveis de radiação não mudaram, diz a Reuters. Além disso, a segurança contra radiação foi garantida, de acordo com o diretor da usina em entrevista à TV Ukraine 24.
“O diretor da usina disse que a segurança nuclear agora está garantida. Segundo os responsáveis pela usina, um prédio de treinamento e um laboratório foram afetados pelo fogo”, reforçou nas redes sociais Oleksander Starukh, chefe da administração militar da região de Zaporizhia.
Leia também:
1- Acusado de atentado ao Porta dos Fundos é extraditado da Rússia e está preso no Rio
2- Como a Europa, Rússia censura noticiário sobre a guerra
3- Rússia vai punir fake news sobre guerra com até 15 anos de prisão
Rússia dominou usina, diz Ucrânia
Horas antes, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, declarou horas antes que “o exército russo estava atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa”.
E emendou: “O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl. Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir os bombeiros e estabelecer uma zona de segurança”.
Mais cedo, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, disse que o governo russo informou ao órgão que suas tropas assumiram o controle da área ao redor da usina, que abriga seis dos 15 reatores da Ucrânia.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link