Jornalistas interessados na confusão fizeram circular um boato segundo a qual a chapa de Bolsonaro pode ser cassada por causa das fake news.
O TSE, que não teve o peito de cassar no ano passado a chapa Bolsonaro-Mourão, também sob a acusação de fake news em 2018, poderia cassar a dupla Bolsonaro-Braga Netto e abrir a porteira para a terceira via?
É uma tese estúpida. Primeiro, porque é tudo que Bolsonaro quer, para dizer depois que foi tirado de uma eleição que iria ganhar.
Segundo, porque desta vez a esquerda não engoliria o golpe que não é contra Bolsonaro, é contra a democracia.
O TSE não cometeria a besteira de testar a fúria de Bolsonaro com uma jogadinha de amador numa hora dessas. E não testaria também a reação das esquerdas.
Sem chance nenhuma, Bolsonaro pode incentivar o impasse total, que inclui o que ele já vem fazendo, quando diz que o TSE não tem coragem para cassá-lo.
Bolsonaro deve estar louco para ser cassado. Evitaria uma goleada, apostaria no caos e colocaria os militares no palco.
É uma provocação rasteira. O brasileiro mais imbecil não cometeria essa bobagem que dizem que o TSE pode cometer. Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que seguram as rédeas no momento, não são amadores.
O tio do porteiro do TSE sabe que, no caso da cassação da chapa, nas atuais circunstâncias, o golpe de Bolsonaro poderia ser aplicado só com o soldado, sem o cabo e o jipe.
Mas tem muita gente boa entre jornalistas de esquerda que embarcou nessa conversa fiada. Apostar que essa é uma possibilidade real rende audiência e renova as controvérsias.
Bolsonaro e Carluxo estão pautando o jornalismo, não só dos jornalões.
Publicado originalmente no blog do Moisés Mendes