USP tem a maior taxa de alunos de escolas públicas da história

Atualizado em 15 de junho de 2024 às 7:45
Fachada da Faculdade de Direito da USP. Foto: reprodução

Nunca houve tantos estudantes oriundos de escolas públicas na Universidade de São Paulo (USP) como em 2024, o que representa um novo recorde de inclusão social. Pela primeira vez, esses alunos correspondem à 55,4% das vagas preenchidas. Este número marca um crescimento em relação ao ano anterior, quando 54,1% dos ingressantes eram oriundos do ensino público.

Segundo a CNN Brasil, a USP implementou diversas medidas para aumentar a inclusão, como a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e para pretos, pardos e indígenas (PPI). Além disso, foi criado o Provão Paulista, um exame específico para alunos de escolas públicas do estado de São Paulo. Em 2024, o Provão Paulista ofereceu 1.500 vagas, das quais 1.365 foram preenchidas. O exame teve uma alta participação, com quase 400 mil inscritos e 260 mil candidatos realizando as provas.

Além do Provão Paulista, a USP também utiliza a Fuvest e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar seus calouros. Em 2024, houve uma mudança significativa na convocação dos candidatos inscritos nas políticas afirmativas. Agora, todos os estudantes concorrem inicialmente às vagas de ampla concorrência, independentemente da categoria de inscrição. As vagas reservadas para escola pública e PPI são preenchidas posteriormente, seguindo critérios específicos.

Alunos da USP durante protesto. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Essa mudança visa garantir que os estudantes com melhor desempenho possam ingressar na USP, independentemente de sua origem social. Como resultado, 118 candidatos autodeclarados PPI foram aprovados pela ampla concorrência, enquanto 726 ingressaram por meio das vagas reservadas para escola pública. Entre os estudantes de escolas públicas que não se autodeclararam PPI, 392 conquistaram vagas na ampla concorrência.

A política de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e PPI foi implementada pela USP em 2016, com o objetivo de ampliar a diversidade na comunidade acadêmica. Desde então, a universidade tem observado um aumento gradativo no número de ingressantes provenientes do ensino público. Em 2024, 96,5% das vagas totais oferecidas nas três modalidades de ingresso foram ocupadas, superando os 95,6% do ano anterior.

Em 2021, a USP registrou 51,7% dos alunos oriundos do ensino público. No ano seguinte, em 2022, houve um crescimento tímido de apenas 0,1%. O maior salto ocorreu em 2023, quando a porcentagem de ex-alunos de escolas públicas subiu para 54,1%. Este crescimento contínuo reflete os esforços da universidade em promover a inclusão e a diversidade no ambiente acadêmico.

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