Vacina russa Sputnik V contra COVID-19 terá versão especial para crianças

Atualizado em 8 de setembro de 2020 às 9:26

 

Foto: Getty Images/iStockphoto

Originalmente publicado por Sputinik:

Após a conclusão dos testes, a vacina russa Sputnik V contra COVID-19 receberá ao menos duas versões, segundo informa o professor Aleksandr Butenko, do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.

As duas versões serão produzidas com base na fórmula da vacina Sputnik V, provavelmente após a conclusão dos testes massivos em voluntários.

De acordo com o professor, os testes são realizados apenas em pessoas maiores de 18 anos, entretanto o produto final deve ser adequado para as crianças. Sendo assim, espera-se uma segunda versão da vacina.

“Ao testar uma vacina, deve haver um grande contingente de todas as idades e gêneros. Deve ser um estudo abrangente para determinar todos os possíveis usos”, afirmou Butenko, ressaltando que a vacina deve contar com uma segunda categoria.

“Haverá duas categorias de vacinas: para adultos e para crianças. Para as crianças será mais leve e menos reatogênica”, garantiu o professor à Rádio Sputnik.

“A massa corporal de crianças é menor do que a de adultos, por isso a dose será reduzida. O sistema imunológico de uma criança pode não estar suficientemente desenvolvido como o de um adulto. De uma forma ou de outra, todas as vacinas possuem classificações, para crianças e adultos”, enfatizou.

No momento, a vacina russa contra COVID-19 é destinada para pessoas com idade entre 18 e 60 anos.

No dia 11 de agosto, a Rússia registrou oficialmente sua vacina contra a COVID-19, Sputnik V, que gera imunidade por um prazo de até dois anos.

O medicamento completou duas fases de testes, cujos resultados foram publicados no início de setembro pela revista científica The Lancet, enquanto a fase pós-registro estava sendo iniciada na Rússia, com a participação de aproximadamente 40 mil voluntários.