Reportagem exibida pela TV Globo nesta quarta-feira mostra que o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse na alfândega do Aeroporto de Guarulhos que os presentes dados pelos sauditas estavam destinados para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
“Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, disse ele, para justificar o ingresso das joias no país sem o devido recolhimento dos impostos.
O vídeo também confirma que o ex-ministro poderia ter declarado os bens como patrimônio do Estado brasileiro, mas a alternativa foi recusada. As joias são avaliadas em R$ 16,5 milhões.
O vídeo também exibe o assessor Marcos André Soeiro, o portador do conjunto de joias, sendo abordado pelos funcionários da alfândega. Em sua primeira versão, entretanto, ele disse que os objetos pertenceriam a Bento Albuquerque: “É um presente do príncipe regente da Arábia Saudita para o ministro.”
Neste momento, o ex-titular da pasta das Minas e Energia retorna à alfândega para resolver a questão:
“Nunca resolvi coisa tão grande. Mas quando você vai para um lugar desse, o cara chega e vai te dando, quem sofre é quem tem que carregar (…) Depois desse evento, que a gente foi para o aeroporto, o cara chegou lá… Eu ainda assinei o papel dizendo que a gente recebeu”.
Bento Albuquerque representou o Brasil na cúpula “Iniciativa Verde do Oriente Médio”, realizada na Arábia Saudita.
Outro momento exibido pela reportagem foi a tentativa do do primeiro-sargento da Marinha, Jairo Moreira da Silva, que deslocou-se a São Paulo vindo de Brasília para reaver as joias em 29 de dezembro de 2022.
Nesta tentativa, ele disse que não poderia ficar nada para o próximo governo Lula. Paralelamente, o ex-secretário da Receita Federal, Julio Cesar Viera Gomes, tentava pressionava o auditor da Receita, Marco Antônio Lopes Santana, que não cedeu e também não atendeu ao telefonema de seu superior hierárquico.
O servidor insistiu que a liberação somente se daria mediante o pagamento dos impostos ou a declaração dos itens como sendo patrimônio da União, ambas hipóteses não verificadas no episódio.
EXCLUSIVO: então ministro de Minas e Energia do governo de Bolsonaro, Bento Albuquerque, disse aos auditores da Receita Federal que as joias de R$ 16,5 milhões eram para a Michelle.
➡ Assista ao #EmPauta, com @cosmemarcelo: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/yf1Yfl44c8
— GloboNews (@GloboNews) March 9, 2023