O governo federal divulgou, nesta segunda-feira (27), a foto oficial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. O petista divulgou a imagem em seus canais oficiais e em seu perfil do Twitter. A foto foi tirada pelo fotógrafo pessoal do petista no Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente.
A fotografia de Lula vestido com a faixa presidencial será exposta no gabinete do presidente, no Palácio do Planalto, a sede da Presidência, nos gabinetes dos ministros e nas repartições federais em Brasília (DF) e no restante do país. A imagem será usada nas entidades do exterior também.
O presidente posou para a foto oficial de seu terceiro mandato usando o mesmo terno de seu casamento com a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a socióloga Janja. O terno foi um presente do secretário Nacional de Justiça, o advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho (PSB).
O petista apareceu de corpo inteiro na fotografia, uma novidade se comparado com às fotos oficiais de presidentes anteriores, inclusive, das que ele mesmo tirou em seus primeiros mandatos. O fotógrafo Ricardo Stuckert, que acompanha Lula há décadas, foi o responsável por tirar a foto, ele é o secretário do Audiovisual, órgão vinculado à Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).
Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o objetivo da imagem de corpo inteiro, com as colunas do Palácio do Planalto ao fundo, foi expor a faixa presidencial e simoblizar a subida de Lula na rampa no 1º de janeiro.
Em sua posse, o presidente acabou recebendo a faixa presidencial de uma maneira menos tradicional, o petista optou por receber a faixa do “povo brasileiro”. Simbolizado, então, por uma criança, um indígena, um negro, uma mulher, um operário e uma pessoa com deficiência.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fugiu para Orlando, nos Estados Unidos, um dia antes do término de seu mandato, se recusou a passar a faixa para seu sucessor, desprezando o rito democrático. A viagem de Bolsonaro é considerada uma fuga das responsabilidades democráticas.
Veja a imagem: