Vereador é acusado de misoginia e racismo após ofensa em grupo de WhatsApp

Atualizado em 29 de março de 2022 às 21:10
Vereador é acusado de misoginia e racismo
Mensagens de Claudio dos Santos
Foto: Reprodução

O vereador da Câmara Municipal de Tatuí, Claudio dos Santos (PSL), conhecido como Claudião Oklahoma, é acusado de misoginia e racismo após ofender uma mulher em um grupo de WhatsApp. Com a repercussão do caso, movimentos antirracistas e feministas lançaram um abaixo-assinado, na segunda-feira (28), pedindo a cassação do vereador. A petição já reúne mais de 2 mil assinaturas.

De acordo com o Estadão, as mensagens foram enviadas na última sexta-feira (25). Em nota, Claudio dos Santos alegou ser vítima de fake news e que as mensagens se tratavam de uma montagem para prejudicá-lo.

Segundo informações de testemunhas ouvidas pelo Estadão, as ameaças foram motivadas por um desentendimento político entre o vereador e o marido da vítima, que faz parte da oposição. “Dragão desgraçada de feia, carvão queimado” e “chita”, foram algumas das ofensas enviadas pelo parlamentar em um grupo da cidade.

Claudio ainda chegou a agredir verbalmente o filho da mulher. “É tão feio que acho que criaram a placenta e jogaram o feto fora”. 

Leia mais:

1- Ex-assessoras do vereador são responsáveis pelas denúncias

2- Vice-presidente da Câmara explica ações da Frente Parlamentar de Combate à Fome

3- VÍDEO: Vereador aponta arma para colega durante sessão na Câmara

Mulher registrou boletim de ocorrência contra o vereador

Mensagens do vereador
Foto: Reprodução

Após as mensagens vazarem, a vítima registrou boletim de ocorrência. A mulher, que decidiu preservar a identidade, chegou a ser ameaçada no trabalho pelo vereador. Na ocasião, ele teria ofendido e constrangido a vítima na frente de outras pessoas. 

O abaixo-assinado deve ser apresentado segunda-feira (4) na próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal. O objetivo é realizar uma “mobilização publicamente” que pressione outros vereadores a se posicionarem. Os movimentos também vão enviar um requerimento formal para pedir a cassação por quebra de decoro parlamentar.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link