O vereador bolsonarista Rubinho Nunes (União) anunciou na tarde desta sexta (28) que vai suspender o projeto de lei que estabelece regras e prevê multa a quem doar alimentos a pessoas em situação de rua. A decisão ocorre após a repercussão negativa da proposta.
“Considerando a repercussão do PL nº 445/24, que estabelece protocolos e diretrizes de distribuição alimentar na cidade de São Paulo, informo que o projeto terá sua tramitação imediatamente suspensa”, afirmou Rubinho em nota.
O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal na última quarta (26) durante votação simbólica. O texto prevê a aplicação de multa de até R$ 17.680 a quem fizer doações sem o aval da Prefeitura da capital paulista.
Antes de anunciar a suspensão da medida, o vereador bolsonarista já havia dito que ia editar alguns trechos e remover a previsão de multa para pessoas físicas e entidades religiosas. A pausa na tramitação ocorre, de acordo com o vereador, para “ampliar o diálogo com a sociedade civil, as ONGs e as demais associações”.
“Desde o início, o objetivo da proposta é ampliar a distribuição alimentar, otimizar as doações, evitar desperdício e, principalmente, acolher as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, dando a elas oportunidade de melhoria, dignidade e higiene ao se alimentar”, afirmou por meio de nota.
Segundo o vereador, que é fundador do MBL (Movimento Brasil Livre), o objetivo da medida é melhorar a qualidade no acolhimento a pessoas em situação de rua e incentivá-las a procurar abrigo. Antes da aprovação final do texto e o envio dele ao Executivo municipal, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), anunciou que não vai sancioná-lo.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link