A ONG UPA (Unidos Pelos Animais) de Sarandi (RS) anunciou que a bolsonarista Samara Baum pediu desligamento da entidade. Ela divulgou fake news de que as doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foram paralisadas para aguardar a chegada do presidente Lula, que estava na Índia na ocasião.
Samara era presidente da ONG e, segundo a nota publicada pela UPA, “solicitou voluntariamente seu desligamento da ong e dispensa da sua função de responsável técnica veterinária no projeto do castramóvel municipal”.
Veja a nota da UPA na íntegra:
Ela é beneficiária de um programa da prefeitura de Sarandi e recebe R$6.500 por mês e chegou a ganhar uma ambulância veterinária da prefeitura pra operar na região. Samara é bolsonarista e já fez vários ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas redes.
Depois que o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que havia acionado a Polícia Federal contra bolsonaristas que espalharam fake news sobre as enchentes, ela divulgou um outro vídeo pedindo desculpas. Veja:
O deputado Gustavo Gayer espalhou um vídeo de fake news em que uma mulher dizia que as doações para o Rio Grande do Sul não estavam sendo distribuídas para esperar o Lula voltar e entregar pessoalmente. O Paulo Pimenta colocou a PF atrás deles. Agora a mulher fez um vídeo pedindo… pic.twitter.com/tTpwB5kmYf
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) September 11, 2023