Na última sexta-feira (5), a fisioterapeuta Renata Almeida (MDB) foi lançada como candidata a vice-governadora na chapa de Elmano Freitas pelo PT no Ceará. Um dia após o anúncio, neste sábado (6), ela anunciou a retirada de sua candidatura por conta das ameaças que vem sofrendo.
A chapa do PT agora tem um prazo de 15 dias para o lançamento de um novo nome para vice.
“Diante da série de ataques que tenho recebido nas redes sociais desde o momento em que meu nome foi anunciado como pré-candidata ao governo, com muitas fake news que atingem duramente minha honra e de minha família, resolvo renunciar à minha candidatura”, escreveu Renata nas redes sociais.
“Entendo que a política deve ser usada para promover o bem e a união, e jamais para agredir as pessoas e tentar destruir reputações por parte de adversários. Lamento muito mas, para proteger meus filhos e minha família, minha decisão de saída é em caráter definitivo”, prosseguiu.
O atual governador Camilo Santana (PT), que na última sexta anunciou a candidatura de Renata, publicou em suas redes sociais uma nota em apoio a ela. “Respeitamos a decisão pessoal de Renata Almeida de sair da disputa na vice e prestamos solidariedade pelos ataques que sofreu junto com sua família”, afirma.
Respeitamos a decisão pessoal de Renata Almeida de sair da disputa na vice e prestamos solidariedade pelos ataques que sofreu junto com sua família nas redes sociais. O projeto segue firme. Nossa luta é por um Ceará cada vez mais justo e solidário, livre da intolerância e do ódio
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) August 6, 2022
Elmano Freitas também usou seu perfil no Twitter para declarar apoio a Renata.
Solidariedade à Renata Almeida diante de ataques sofridos por ela e pela família nas redes sociais, e respeito à sua decisão pessoal de sair da disputa. A campanha discute novo nome para seguirmos firmes na luta por um Ceará cada vez mais forte.
— Elmano de Freitas (@elmanooficial) August 6, 2022
No último sábado (30) ocorreu a Convenção do PT no estado do Ceará, em que as candidaturas foram oficializadas, inclusive a de Elmano. O evento contou com a presença de Lula.