VÍDEO – A visita de Bolsonaro a Renato Cariani, investigado por tráfico de drogas

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 14:44
O influenciador Renato Cariani já recebeu a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O influenciador maromba Renato Cariani recebeu uma visita do ex-presidente Jair Bolsonaro em seu Centro de Treinamento em 2022. Na ocasião, o então mandatário visitou seu apoiador junto do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ministro Fábio Wajngarten, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e Jair Renan, seu filho 04.

Bolsonaro foi recebido por Cariani e por Paulo Muzy, também “influenciador fitness” e foi ao local para participar do podcast “Ironcast”, usado na ocasião para impulsionar sua campanha eleitoral. O influenciador disse ter perdido cerca de 25 mil seguidores após a entrevista.

Nesta terça (12), Cariani foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de produtos químicos destinados à produção de crack e cocaína. A Anidrol, indústria química que tem o influenciador como um dos sócios, foi o principal alvo da operação.

Segundo a corporação, o esquema envolvia emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo. Elas usariam “laranjas” para depósitos em espécie e faziam parecer que as transferências eram feitas por funcionários de grandes multinacionais, de acordo com a investigação.

A PF identificou 60 transações vinculadas à atuação da organização criminosa, o que totaliza aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Essa quantidade seria o equivalente a 19 toneladas de crack e cocaína.

Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, além de lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar os 35 anos de reclusão.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link