O economista André Lara Rezende concedeu entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes, e firmou que a autonomia do Banco Central é um “avanço institucional”. Para ele, no entanto, autonomia não significa independência.
“A palavra independência é inapropriada. A palavra correta é autonomia”, disse. “O Banco Central, evidentemente, não pode ser independente dos Poderes constituídos, senão seria um 4º Poder.” Ele também criticou duramente as altas taxas de juros mantidas pelo BC.
Ex-presidente do BNDES e ex-diretor do BC, Lara Resende ainda disse a autarquia é um “órgão de Estado” que deve estar “protegido de pressões políticas espúrias”, como as que ocorrem em períodos próximos a eleições.
Segundo ele, que integrou a área de economia da equipe de transição que preparou o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), espera-se que haja “uma certa continuidade na política”. Por isso, “faz sentido” que haja autonomia e que os presidentes do BC tenham mandatos que não coincidam com os dos chefes de Estados.
Confira abaixo:
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link