O presidente Lula se reuniu com o mandatário da Bolívia, Luis Arce, nesta terça (9) em Santa Cruz de la Sierra, e fez um discurso à imprensa cobrando a “normalização” da vida política na Venezuela após as eleições. O pleito está marcado para o dia 28 de julho e terá Edmundo Gonzáles e o presidente Nicolás Maduro, que busca o terceiro mandato.
O discurso ocorreu após a Bolívia se tornar membro pleno do Mercosul. Lula afirma que espera a volta da Venezuela ao bloco após as eleições. O país foi suspenso do grupo em 2017.
“O bom funcionamento do Mercosul, que agora tem a satisfação de acolher a Bolívia como membro pleno, concorre para a prosperidade comum. Esperamos também poder receber de volta a Venezuela. A normalização da vida política venezuelana significa estabilidade para toda a América do Sul”, afirmou Lula.
Ele ainda pediu para que os países da região reconheçam o resultado das eleições na Venezuela. “Por isso, fazemos votos de que as eleições transcorram de forma tranquila e que os resultados sejam reconhecidos por todos”, prosseguiu.
Veja o discurso do presidente na íntegra:
O Mercosul atualmente enfrenta uma crise com a possível saída de seu segundo maior país, a Argentina. O governo brasileiro teme que o presidente de extrema-direita do país, Javier Milei, que se recusou a participar da cúpula do bloco, não esteja comprometido com o funcionamento do grupo.
A ida de Lula ao país comandado por Arce ocorre após uma tentativa fracassada de golpe de Estado. Na última semana de junho, a Bolívia foi alvo de uma tentativa de ruptura institucional protagonizada por militares, que acabaram presos.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link