O debate presidencial deste domingo (16), realizado nos estúdios da Band em São Paulo, promoveu o reencontro entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Vera Magalhães, depois de o atual mandatário tê-la agredido verbalmente durante debate do primeiro turno. Na ocasião, Bolsonaro disse que a jornalista “era uma vergonha para o povo brasileiro”.
Desta vez, o candidato à reeleição, ao ser questionado sobre a composição do Supremo Tribunal Federal (SFT) em um eventual segundo mandato, iniciou sua resposta com “prezada Vera Magalhães, prazer em revê-la”. Bolsonaro se comprometeu em não alterar o número de cadeiras na corte constitucional, proposta aventada por bolsonaristas nas últimas semanas. “Está feito aqui o compromisso”, afirmou.
Lula, a quem a pergunta foi direcionada primeiro, fez alusão ao ataque do adversário à Vera ao dizer, em tom irônico, que chegaria bem perto da câmara “para você ver que não vou te agredir”. O petista disse ainda que se orgulha de não ter nomeado “amigos” para o STF e que qualquer tentativa nesse sentido seria uma medida antidemocrática.
A jornalista @veramagalhaes abre a rodada de perguntas aos candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) questionando se ambos se comprometem a respeitarem a separação dos poderes e sua independência.#Eleições2022 #DebateNaCultura pic.twitter.com/69rD1CucqX
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) October 16, 2022