VÍDEO: Atentado em estação de trem deixa 25 mortos no Paquistão

Atualizado em 9 de novembro de 2024 às 11:36
Ataque a uma estação de trem, em Quetta, no Paquistão, deixa pelo menos 25 mortos. Foto: reprodução

Pelo menos 25 pessoas morreram e 53 ficaram feridas em um atentado realizado em uma estação de trem, em Quetta, no sudeste do Paquistão, na manhã deste sábado (9). A explosão foi registrada por câmeras de segurança.

A polícia local está investigando o ocorrido e confirmou que o ataque foi realizado por um homem-bomba ligado a um grupo separatista. “A explosão na estação ferroviária foi um atentado suicida”, informou o comunicado oficial.

De acordo com Mouzzam Jah Ansari, inspetor-geral da polícia do Baluchistão, o alvo do ataque eram os militares da Escola de Infantaria. O superintendente sênior de operações policiais, Muhammad Baloch, detalhou que “a explosão ocorreu dentro da estação ferroviária quando o expresso com destino a Peshawar estava prestes a partir para seu destino”.

O Exército de Libertação Balúchi (BLA), um grupo separatista da região, assumiu a autoria do atentado. O BLA luta pela independência do Baluchistão, uma província de 15 milhões de habitantes e uma das mais pobres do país, que faz fronteira com o Afeganistão e o Irã. A região tem sido palco de constantes conflitos envolvendo grupos insurgentes formados por minorias étnicas.

O BLA acusa o governo paquistanês de explorar de forma injusta os vastos recursos de gás e minerais da província. O grupo é conhecido por realizar ataques frequentes contra forças de segurança paquistanesas. Em agosto, o BLA assumiu a autoria de ataques coordenados envolvendo dezenas de agressores, que resultaram em pelo menos 39 mortos, um dos ataques mais mortais na região.

Em resposta ao atentado deste sábado, o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, declarou que os responsáveis pelo ataque “pagarão um preço alto” por suas ações.

Assista abaixo: