Um avião cargueiro da Total Cargo precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após pegar fogo na madrugada deste sábado (9), por volta das 2h. Não houve registro de vítimas no incidente.
A brigada de incêndio do aeroporto, com apoio do Corpo de Bombeiros, enviou três veículos próprios e cinco viaturas para conter as chamas na pista. Por volta das 7h, equipes ainda realizavam o trabalho de rescaldo e iniciavam a retirada da carga da aeronave.
A aeronave, um Boeing 737-4Q8 (SF), estava com toda a documentação regular, conforme o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em nota à TV Globo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que irá investigar as causas do incêndio e do pouso forçado.
Segundo a GRU Airport, concessionária do aeroporto, o fogo foi detectado no porão da aeronave enquanto ainda estava em voo, o que levou à necessidade do pouso de emergência. Até o meio-dia, a pista onde ocorreu o incidente permanecia interditada para procedimentos de segurança, e a Polícia Federal também conduzirá investigações.
Mais imagens do total hoje em GRU, confirmado fogo a bordo, tripulação saiu pela "scape rope" corda de escape pelas janelas e está ilesa, o avião, infelizmente, terá perda total.
Ainda bem que ninguém se feriu e os bombeiros agiram rápido e eficientemente. pic.twitter.com/7G2YyT3bpD— fernandopamplona (@fdpamplona) November 9, 2024