O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, participou de encontro com o presidente Lula na manhã desta quarta (21) e não respondeu se eles conversaram sobre os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza ao ser questionado por jornalistas. A reunião entre ele e o petista durou cerca de 1 hora e 50 minutos.
Ao deixar o encontro com Lula, ele afirmou que teve uma “ótima reunião”, mas não respondeu perguntas feitas por jornalistas que estavam no Planalto.
“Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade”, afirmou Blinken.
O secretário americano pousou em Brasília na noite desta terça (20) e foi recepcionado por uma comitiva de embaixadores e membros do Itamaraty. Ao chegar no Planalto na manhã de hoje, ele afirmou que estava “animado” para a conversa.
A pauta do encontro entre ele e Lula previa diversos assuntos sensíveis, como a guerra entre Israel e o Hamas, e a situação política da Venezuela. Era esperado que um dos principais temas da conversa fosse o conflito em Gaza, já que a reunião ocorre em meio a uma crise diplomática e Blinken, além de ser judeu, já manifestou apoio ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu,
Além da reunião com o petista, Blinken participa de reunião do G20 no Rio de Janeiro. Após deixar o Brasil, ele embarcará para Buenos Aires, na Argentina, onde conversará com o presidente do país, Javier Milei.